E a segunda vez que faco um post sobre o mesmo assunto nos meus dois blogs mas esta foi uma questao que me marcou a mim e a todos os estrangeiros (especialmente portugueses).
Pois em alguns momentos e ainda reavivado algum sentimento de odio em relacao aos Portugueses por tudo o que aconteceu em Africa, ser branco e sinonimo de ser opressor e em dias de revolta... ataca-se o opressor.
Resumo dos acontecimentos:
Depois de o governo ter decretado que o valor dos "chapas" subiria de 5MT(0.15€) para 7,5MT(0.21€) a população entrou em revolta.
Resultado: foram bloqueadas estradas, portagens e imobilizados carros, no princípio tudo se dirigia aos carros colectivos, mas aos poucos estendeu-se a carros civis, a algumas lojas e bancos.
Por toda a cidade foram sendo queimados pneus e em alguns casos, carros (fenómeno que dizem ser influenciado pelo que aconteceu recentemente no Quénia).
A polícia entrou em acção e para além dos 100 feridos confirmados, fala-se também de pelo menos 3 mortes, mas isso nunca há-de aparecer nos jornais.
A mim nao me aconteceu nada, nem sequer me senti ameacada, sempre fui e sou muito bem tratada em Maputo, mas conheco pelo menos duas pessoas que ficaram com os carros amolgados e umas outras que andaram varios quilometros a pe.
Noticia DN (link).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
A massa sempre quer um pretexto para instalar a desordem e liberar a violência. Ai, aqui e na França a história é a mesma. Sempre tem gente que se faz de vítima é quer exigir seus direitos através da força. Covardes que se escondem na multidão estão espalhados em todas as partes do mundo.
Cuida-te.
Um abraço.
desculpa..
estou um pouco ignorante do que se está a passar por aí.. :(
o que são chapas?
(:*)
Enviar um comentário